Óleos Essenciais Seguros para Gatos

     

    Os óleos essenciais também podem ser utilizados para cuidar do seu gato. Os gatos são sensíveis e tem características fisiológicas que impossibilitam a utilização de muitos óleos essenciais. Hoje vamos indicar alguns dos mais seguros e algumas formas simples de cuidar do seu gato de forma natural.

     

    Os óleos essenciais são quimicos naturais muito potentes por isso mesmo quando adequados para gatos é sempre bom fazer um teste de cheiro do óleo ao seu gatinho. Para isso pode colocar na sua mão um pouco do óleo essencial depois de bem diluido e dar-lhe a cheirar para ver qual a reacção do seu animal.

    Nos gatos nunca use internamente os óleos essenciais. Eles podem ser apenas difundidos no ambiente ou aplicados muito diluidos sobre o pelo. Também não deve utilizar em animais jovens e nem colocar perto dos olhos, nariz e boca.

     

    Os óleos essenciais doTerra, são do melhor que pode utilizar por serem 100% naturais e sem adição de qualquer químico sintético tóxico, aos quais os gatos são muito sensíveis.

     

    Alguns benefícios para gatos dos óleos essenciais:

    • Ajudam o animal a ficar mais tranquilo na ausência dos donos.
    • Acalmam e evitam situações de stress em viagens ou fora do ambiente natural.
    • Melhoram variações emocionais de humor, raiva e agitação.
    • Agem como higienizadores e ajudam na prevenção de pulgas e insetos.
    • Acalmam a comichão provocada por pulgas.
    • Melhoram o pelo, o cheiro e o hálito.

     

    Alguns dos óleos essenciais mais apropriados para gatos são: Lavender (Alfazema), Peppermint (Hortelã-pimenta), Cedarwood (Cedro) e Rosemary (Alecrim).

     

    Lavenderé indicado para acalmar gatos ansiosos ou agitados. A alfazema age como sedativo ajudando o gato a ficar mais tranquilo.

    Muito bom para  para equilibrar o humor. A forma mais comum de o utilizar os óleos essenciais é através do difusor, os gatos têm um olfato muito mais apurado que os seus donos, por isso é preciso utilizar quantidades muito pequenas. Basta diluir 1 ou 2 gotas em água e colocar no difusor no ambiente em que seu gato gosta de ficar, e através do olfato, os óleos vão fazer efeito, principalmente nas questões emocionais como insegurança, medo, agitação ou depressão. O espaço deve ser arejado e permitir que ele se afaste caso esteja incomodado.

    Para cuidar do pelo e também da pele, pode ser aplicada com um borrifador, diluindo 2 gotas no equivalente a uma chávena de água (cerca de 200ml).

     

    Cedarwood e Rosemary – estes também são óleos seguros e são indicados para as pulgas (pulgas adultas) e pelo.

    Os banhos com Cedro e Rosemary também podem ser óptimos para o controle de pulgas, se ele o permitir. Para preparar o banho pode misturar uma ou duas gotas num jarro de água (não muito quente) e despejar sobre o seu gato, deixando-o secar sem enxaguar.

    Depois do banho coloque  uma gota Cedarwood ou Rosemary na coleira para prevenir futuras infestações.

    Para cuidar do pelo, pele, limpar (tratar infestações) e melhorar o cheiro do seu gato, pode aplicar sobre o pelo do seu gato, com um borrifador, uma diluição de 2 gotas de Cedro e/ou Rosemary para 200ml de água. Pode também juntar a Lavanda, ou alternar.

    Se quiser pode também preparar um borrifador com 200 ml de água e 200 ml de alcool e 20 gotas de Cedarwood (dez gotas de Cedarwood para uma chávena de líquido) e borrifar a cama do seu gato, e á sua volta, para matar ou evitar pulgas.

     

    Peppermint – Este óleo essencial pode ser usado para pulgas e também para combater o mau hálito e aliviar dores.

    Muito parecida a utilização com o Cedarwood e Rosemary. O Peppermint é ótimo para manter as pulgas e outras pragas afastadas sem prejudicar o seu amigo felino. O procedimento é o mesmo prepare o borrifador com água diluindo 2 gotas no equivalente a uma chávena de água (cerca de 200ml).

    No caso do Peppermint não borrife diretamente sobre o seu gato, mas sim em volta dos móveis, roupas de cama e carpete. No entanto, pode mergulhar um pente para pulgas na mistura diluída e, em seguida, pentear o pelo do seu gato.

    Para tratar o mau hálito dos gatos, pode escovar o seu gato colocando 1 ou  2 gotas de Peppermint  na escova e fazer a escovagem normal 2 ou 3 vezes por semana. Ele ao fazer a sua higiene vai absorver pequenas quantidades de Peppermint.

     

    Nota: nunca utilizar no seu gato óleos essenciais Cítricos (Lemon, Grapefruit, Wild Orange, Citrus Bliss, etc.), Cinnamon, Basil, Oregano, Cássia, e Thyme.

    Pode ver mais em:

    https://www.doterra.com/US/en/blog/healthy-living-pets-and-essential-oils

    https://www.doterra.com/US/en/blog/healthy-living-diffusing-with-pets

    No Comments

    Leave a Comment:
    Richard Mille Replica
    Although style is made inside, Mercedes usually searched the best possible lovers to manufacture the merchandise.The world financial meltdown commenced with richard mille replica the failure regarding Lehman Bros.
    0
    Carrinho de Compras